Descrição

A comunicação é uma das principais ferramentas que nós Seres Humanos temos para nos interagirmos com as pessoas. Sendo assim, faz-se mais do que necessário que saibamos nos comunicar para conviver em grupo. A Comunicação alternativa refere-se a todas as formas de comunicação que possam complementar, suplementar e/ou substituir a fala. Dirige-se a cobrir as necessidades de recepção, compreensão e expressão da linguagem e, assim, aumentar a interação comunicativa dos indivíduos não falantes, como em crianças com dificuldades para falar ou escrever.
Crianças com paralisia cerebral, deficiência mental, deficiência auditiva, crianças autistas ou com deficiências múltiplas vão precisar de outra forma de comunicação para que possam mostrar ao professor que conseguiram aprender, falar sobre suas dúvidas, desejos, sentimentos e brincadeiras com os amigos. Essa outra maneira de comunicação se chama comunicação alternativa.
       


Público-Alvo e Objetivos
Professores (presenciais ou a distância), tutores, pedagogos, profissionais que atuam com treinamento e desenvolvimento de materiais educacionais, gestores educacionais, coordenadores e todos aqueles que se interessam por Educação, ensino e aprendizagem.


Conteúdo programático
Algumas reflexões sobre a comunicação
Principais sistemas de comunicação
Interagindo com o aluno que não consegue se comunicar
O que fazer quando um aluno não é capaz de escrever
Adaptações do material escolar
Comunicação alternativa e sua importância
Sistema de comunicação alternativa e/ou suplementar
Recursos de baixa tecnologia
Recursos de alta tecnologia
Recursos para trabalhar com alunos que apresentam dificuldades na escrita, mas são capazes de alfabetizar
Psicomotricidade e seu auxílio na comunicação alternativa
Aprendizagem e Psicomotricidade



Carga Horária
O curso pode ser adquirido de acordo com a carga horária de sua preferência: 30 a 280 horas.




Certificado
O certificado será emitido após a aprovação do aluno no curso. A carga horária emitida é a mesma escolhida durante a compra do curso.
       


Legalidade e classificação do curso
Cursos livre, de atualização/qualificação profissional.
Legalizado conforme Lei n° 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Artigo 205 e 206 da Constituição Federal. Decreto Presidencial n° 5.154. Normas da Resolução CNE n° 04/99 - MEC Artigo 7°, §3°.